10 de ago. de 2012

Tutorial: fazendo viés

Olá, pessoas!
Sabe aqueles trabalhinhos lindos, bem acabados com viés? Nem sempre é possível conseguir um bom resultado com os viés comprados prontos, né? São poucas estampas disponíveis, a qualidade também não é lá essas coisas...
Então que tal fazer seus próprios viés em casa, com a estampa que você quiser, combinando com suas produções mais fofas?
Vem comigo que eu mostro como!
Para começar, vamos usar uma ferramenta chamada "Faz viés", que você pode encontrar facilmente em armarinhos e em lojas de material para patchwork. Pela net também é fácil encontrar (a minha eu comprei AQUI.
Essa que usei é de 25 mm, faz viés largos, mas existem outros tamanhos também, ok?

O material que vamos usar são os seguintes:

  • Faz viés
  • Tiras de tecido (para essa espessura, cortei as tiras com 5cm de largura)
  • Alfinete
  • Ferro e tábua ou mesa de passar roupas

Material separado, mãos à obra!

  • Dobre as pontinhas da tira de tecido como na foto:

  • Coloque a tira com as pontinhas dobradas para cima no faz viés, que deve estar com o "furinho" também para cima. Use o alfinete para empurrar o tecido até sair do outro lado:
Empurrando o tecido com alfinete para facilitar

Deve ficar assim

  • Agora, à medida que vai "puxando" o tecido, vai passando com o ferro para marcar os vincos do viés:
Vai "ajeitando" de um lado, puxando o tecido, passando o ferro no viés que vai se formando  na outra ponta.
  • O resultado final:


Quer saber onde esses viés foram parar? 
Ah, isso é assunto para o próximo post!
Até lá!
(Post para a #sextacriativa do @assimsim!)

5 comentários:

  1. Oiii..vim te visitar e adorei o seu post, comprei um faz vies e ainda não tinha usado, pois não sabia como...brigadinha
    seu blog é lindinho...já estou te seguindo
    Bjus

    http://joaninhavaidosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lívia, eu quero saber! Conta aí :-) Eu comprei o faz viés, e ele faz parte do grupo das "grandes aquisições" rs Legal o PAP. bjs!

    ResponderExcluir
  3. Lívia, agora ficou bem fácil, hein?!

    Parabéns pelo PAP!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito!!!

    Isso dá um excelente acabamento :)

    beeijos

    ResponderExcluir
  5. Dona arteira,
    tou começando nas costurices e acho que tenho que comprar um faz viés para mim. adorei o pap.
    beijo,

    ResponderExcluir